Observatório Ibérico de Energia
  • Observatório
      • Back
      • 3ª Série
      • Colaborações
  • Artigos
      • Back
      • Lista
  • Envios
      • Back
      • Recentes
      • Arquivo
  • Gestão
Procurar
Pesquisa / Filtragem
Pesquisa de Texto
Resultado da pesquisa
Assunto
Fim de pesquisa
Filtros alterados, clique para enviar quando terminar
Resultados 7901 - 7910 de 8179
1
2
Pág. 791 de 818

Resíduos sem fim

Assunto
Energia
Numero
339
Assunto (código)
010_Energia
quarta-feira, 26 fevereiro 2020

Já sabemos o que a casa gasta:

https://www.sortirdunucleaire.org/Gestions-des-matieres-et-dechets-radioactifs-une

participação é um canudo!

Subsídios

Assunto
Energia
Numero
339
Assunto (código)
010_Energia
quarta-feira, 26 fevereiro 2020

Os fósseis têm sido ao longo da história beneficiados de largos subsídios, directos e indirectos...

https://blogs.scientificamerican.com/observations/fossil-fuel-subsidies-must-end/

esta envia-me o Nuno Q. Abrs

 

Aeroportos (cont.)

Assunto
Navegando
Numero
338
Assunto (código)
050_Navegando
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Aqui:

3- E então quê?

Seria, segundo os nossos melhores especialistas (porque raio estão calados?), a solução integrada do Poceirão/Rio Frio, com um comboio em condições, seria a ideal. Mas não alteraria o paradigma. Passamos adiante.

É necessário diminuir o tráfego aéreo, já. Porque estamos a afogar-nos num turismo degradante e degradador da nossa capital, causador de muitos problemas, seja na habitação, nos recursos e no bem estar dos alfacinhas.

É necessário, desde já afastar da Portela o alargamento e já, mas já mesmo, afastar desta os low-costs. Temos a solução pronta em 4 meses. Monte Real, e um investimento na rede ferroviária, melhores comboios e mais. Em Londres já aterrei a mais de três horas do centro. De Monte Real a Lisboa talvez uma hora, ou menos.

Tal aliviaria desde já a pressão, que tem, tem mesmo que diminuir, e criaria condições para planear um aeroporto para longo curso (sendo que uma mini –Portela, com restrições de horário poderia manter-se para voos na UE).

Essa já existe (e achámos que a sua construção havia sido um elefante branco!). Em Beja temos já um aeroporto internacional pronto, prontinho, faltam as ligações. Mas será que não temos políticos capazes de articular outro desenvolvimento do nosso país que passe por uma ferrovia em condições, Lisboa/ Madrid/ Beja/Sines/Badajoz, não esquecendo Monte Real e o Porto, etc, pontos nevrálgicos para uma alternativa sustentável e essa sim em linha com o que dizem e não fazem. Lutar contra as alterações climáticas, pensar como uma montanha.

António Eloy

do Observatório Ibérico Energia

Florival Baiôa

do Movimento Beja Merece Mais.

* Título pirateado a uma obra fundamental de Aldo Leopold

 

Aeroportos Pensando1

Assunto
Navegando
Numero
338
Assunto (código)
050_Navegando
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Hoje para ilustrar o boneco trago aqui um artigo publicado, recentemente no Público!

Pensando como uma montanha *

1-Desmascarando os Pinóquios:

Vamos ser claros, NÃO VALEM DE NADA os DISCURSOS CONTRA AS ALTERAÇÔES CLIMÁTICAS, dos nossos governantes quando não põem em questão o modelo de desenvolvimento, a lógica produtivista, mais, mais, mais minas aqui e acolá (e quanto mais cavam mais CO2 emitem!) e sobretudo sem equacionarem uma alteração da estrutura e do volume do tráfego aéreo, sem diminuir, diminuir mesmo o número de aviões nos ares, e desde logo reduzir as aterragens. Logo mais aeroportos ou alargar os existentes, sem quaisquer estudos de impacto ambiental como está a ser feito na Portela e sem uma planeamento global, é incrementar as emissões e logo estar do lado dos mentirosos descarados e dos palavrosos sem consistência.

E, será que ignoram que a curto prazo haverá taxas, muitas!, sobre o transporte aéreo e é impossível que este continue excluído dos cômputos de emissões. Essa questão não tem, infelizmente sido tida em conta, porque o som de casino em que estamos mergulhados não deixa ouvir a montanha.

2-De disparate em disparate:

Sobre o Montijo está tudo dito. Não haverá aeroporto no Montijo. As razões ambientais são esmagadoras e só a construção civil e sectores financistas é que continuam a alimentar essa ideia. Não haverá por questões ambientais, de conservação da natureza e observância das leis nacionais e internacionais, pelo ruído que deveria levar à deslocação do Montijo e arredores, e porque (mas como é que ninguém se lembrou de tal?) porque a aviação civil não tem condições de aterragem aí, e embora a hipótese de hidro-aeroporto esteja na calha não há já aviões para ela adaptados.

Alcochete é um erro, igualmente, mas sobre esse não nos vamos detalhar. Já sobre Alverca, invenção de um comentador político, os problemas ambientais são parecidos aos do Montijo, embora aí pudessem aterrar meia dúzia de aviões.

Nenhuma destas alternativas é solução.

 

Cemitério nuclear

Assunto
Energia
Numero
338
Assunto (código)
010_Energia
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Em Cuenca, não!

https://elpais.com/sociedad/2020/02/24/actualidad/1582569608_044936.html

terrenos impróprios (mas haverá próprios!???) e uma oposição eficaz. Iremos rever o filme " A Fuga" que relata um hipotético problema nesse!

Coronavirus

Assunto
Biodiversidade
Numero
338
Assunto (código)
020_Biodiversidade
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Por cá há quem lute contra a criação de animais em liberdade....

https://www.theguardian.com/environment/2020/feb/25/coronavirus-closures-reveal-vast-scale-of-chinas-secretive-wildlife-farm-industry

mas aqui está o verdadeiro problema. O pastoreio extensivo é uma ajuda para o equiíibrio dos ecossistemas humanizados.

Poucas, raras notícias coloco aqui sem as ter lido, mas esta aqui deixo, também, para a ler com tempo.

Em diagonal li que é polémica (tem caso português!) e que como quase tudo na agro-pastorícia tem diversos ângulos. Aqui a deixo:

https://www.theguardian.com/environment/2020/feb/25/the-end-of-farming-rewilding-intensive-agriculture-food-safety

 

grão a grão

Assunto
Energia
Numero
338
Assunto (código)
010_Energia
segunda-feira, 24 fevereiro 2020

Por vezes temos que limpar os olhos, encher as vozes de alegria e de força para continuar.

https://www.commondreams.org/news/2020/02/24/amazing-news-climate-activists-celebrate-victory-after-forcing-company-abandon

esta foi uma grande vitória, mas não é suficiente, temos que mudar o paradigma. Vamos ver....

Não chega!

Assunto
Biodiversidade
Numero
338
Assunto (código)
020_Biodiversidade
segunda-feira, 24 fevereiro 2020

Há palavras que vão sendo corrompidas pelo seu uso inadequado. Esta chega, já!

https://www.commondreams.org/news/2020/02/24/global-rescue-plan-stop-mass-extinction-hopelessly-weak-and-inadequate

porque não nos podemos deixar iludir pelos discursos mansos que se propõe criar ilusões e a troco de demagogia continuar o caminho para o abismo.

Como este, que é denunciado por organizações com as quais tive grande envolvimento.

Bem prega Frei Tomás

Assunto
Entropia
Numero
337
Assunto (código)
060_Entropia
segunda-feira, 24 fevereiro 2020

De boas ideias está a Terra cheia, até demais.

https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/combater-a-poluicao-por-plasticos

para quando acção é que esperamos!

Data em falta

Assunto
Fiando
Numero
337
Assunto (código)
070_Fiando
segunda-feira, 24 fevereiro 2020

Melhor na pordata. Estas entidades reguladoras, que não regulam nada a não ser os tachos e tachinhos ao menos podiam ter data em condições.

Daqui não se extrai nada, nada mesmo que não esteja publicado em todo o lado. Para que serve isto então:

http://www.ersar.pt/pt/site-setor/site-factos-e-numeros

se nem sequer tem dados locais?

Obrigado M.B.S. por chamares a minha atenção!

  • Início
  • Anterior
  • 786
  • 787
  • 788
  • 789
  • 790
  • 791
  • 792
  • 793
  • 794
  • 795
  • Seguinte
  • Fim

moinho

© 2015 - 2025 Observatório Ibérico de Energia ®