Observatório Ibérico de Energia
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Ambiente Importante

Assunto
Fiando
Numero
339
Assunto (código)
070_Fiando
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Aqui estamos... ontem vi uma interessante reportagem sobre alimentação no telejornal da SIC, e lembrei-me de quadros do Ministério da Educação que

não sabem que domesticámos as plantas, entre outras coisas. É uma direcção geral cheia de bois e girls, da maior ignorância....

e leio este artigo que nos traz de volta:

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2020/feb/25/ecological-grief-i-mourn-the-loss-of-nature-it-saved-me-from-addiction

a coisas que não conhecemos....

Esta ganhámos!

Assunto
Energia
Numero
339
Assunto (código)
010_Energia
quarta-feira, 26 fevereiro 2020

Foram dias, tempos intensos, amizades que ficam para a vida, gentes fantásticas e curiosamente esta notícias faz-me voltar, lá!

http://www.extremadura7dias.com/noticia/este-nuevo-proyecto-destruira-nuestra-dehesa-traera-cancer-y-muerte

Obrigado Chema, obrigado amigos da zona. Que, e no artigo não é referido, sendo a com menor PIB de Espanha tem um sistema de entreajuda excepcional, ligado ao facto de todos os zahineros serem associados e beneficiarem de recursos de um espaço gerido colectivamente, onde o monetário não entra. Tema para outra notícia.....

Leite vegetal

Assunto
Comunidades
Numero
339
Assunto (código)
030_Comunidades
quarta-feira, 26 fevereiro 2020

Nem tudo, longe disso, do que é vegan é sustentável.Há que fazer uma análise caso a caso, e ver o ciclo!

https://www.theguardian.com/environment/2020/jan/07/honeybees-deaths-almonds-hives-aoe

melhor o leite, e o queijo!, de mamíferas, extensivas!

Não sabemos

Assunto
Energia
Numero
339
Assunto (código)
010_Energia
terça-feira, 25 fevereiro 2020

o impacto, nem as consequências disto e depois disto, na evolução da vida, da biodiversidade e do efeito rebarbativo nos mares desta destruição,

tanto nessas vida e bio, como na continuação do aumento da temperatura e seus impactos seguintes.

https://www.repubblica.it/ambiente/2020/02/25/news/la_grande_barriera_corallina_minacciata_da_temperature_oceaniche_piu_elevate-249559881/

que me fez regressar ao almoço de 3ª e ao debate desse. E a muitos que ficaram sem orelhas....ficam sempre.

 

Resíduos sem fim

Assunto
Energia
Numero
339
Assunto (código)
010_Energia
quarta-feira, 26 fevereiro 2020

Já sabemos o que a casa gasta:

https://www.sortirdunucleaire.org/Gestions-des-matieres-et-dechets-radioactifs-une

participação é um canudo!

Subsídios

Assunto
Energia
Numero
339
Assunto (código)
010_Energia
quarta-feira, 26 fevereiro 2020

Os fósseis têm sido ao longo da história beneficiados de largos subsídios, directos e indirectos...

https://blogs.scientificamerican.com/observations/fossil-fuel-subsidies-must-end/

esta envia-me o Nuno Q. Abrs

 

Aeroportos (cont.)

Assunto
Navegando
Numero
338
Assunto (código)
050_Navegando
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Aqui:

3- E então quê?

Seria, segundo os nossos melhores especialistas (porque raio estão calados?), a solução integrada do Poceirão/Rio Frio, com um comboio em condições, seria a ideal. Mas não alteraria o paradigma. Passamos adiante.

É necessário diminuir o tráfego aéreo, já. Porque estamos a afogar-nos num turismo degradante e degradador da nossa capital, causador de muitos problemas, seja na habitação, nos recursos e no bem estar dos alfacinhas.

É necessário, desde já afastar da Portela o alargamento e já, mas já mesmo, afastar desta os low-costs. Temos a solução pronta em 4 meses. Monte Real, e um investimento na rede ferroviária, melhores comboios e mais. Em Londres já aterrei a mais de três horas do centro. De Monte Real a Lisboa talvez uma hora, ou menos.

Tal aliviaria desde já a pressão, que tem, tem mesmo que diminuir, e criaria condições para planear um aeroporto para longo curso (sendo que uma mini –Portela, com restrições de horário poderia manter-se para voos na UE).

Essa já existe (e achámos que a sua construção havia sido um elefante branco!). Em Beja temos já um aeroporto internacional pronto, prontinho, faltam as ligações. Mas será que não temos políticos capazes de articular outro desenvolvimento do nosso país que passe por uma ferrovia em condições, Lisboa/ Madrid/ Beja/Sines/Badajoz, não esquecendo Monte Real e o Porto, etc, pontos nevrálgicos para uma alternativa sustentável e essa sim em linha com o que dizem e não fazem. Lutar contra as alterações climáticas, pensar como uma montanha.

António Eloy

do Observatório Ibérico Energia

Florival Baiôa

do Movimento Beja Merece Mais.

* Título pirateado a uma obra fundamental de Aldo Leopold

 

Aeroportos Pensando1

Assunto
Navegando
Numero
338
Assunto (código)
050_Navegando
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Hoje para ilustrar o boneco trago aqui um artigo publicado, recentemente no Público!

Pensando como uma montanha *

1-Desmascarando os Pinóquios:

Vamos ser claros, NÃO VALEM DE NADA os DISCURSOS CONTRA AS ALTERAÇÔES CLIMÁTICAS, dos nossos governantes quando não põem em questão o modelo de desenvolvimento, a lógica produtivista, mais, mais, mais minas aqui e acolá (e quanto mais cavam mais CO2 emitem!) e sobretudo sem equacionarem uma alteração da estrutura e do volume do tráfego aéreo, sem diminuir, diminuir mesmo o número de aviões nos ares, e desde logo reduzir as aterragens. Logo mais aeroportos ou alargar os existentes, sem quaisquer estudos de impacto ambiental como está a ser feito na Portela e sem uma planeamento global, é incrementar as emissões e logo estar do lado dos mentirosos descarados e dos palavrosos sem consistência.

E, será que ignoram que a curto prazo haverá taxas, muitas!, sobre o transporte aéreo e é impossível que este continue excluído dos cômputos de emissões. Essa questão não tem, infelizmente sido tida em conta, porque o som de casino em que estamos mergulhados não deixa ouvir a montanha.

2-De disparate em disparate:

Sobre o Montijo está tudo dito. Não haverá aeroporto no Montijo. As razões ambientais são esmagadoras e só a construção civil e sectores financistas é que continuam a alimentar essa ideia. Não haverá por questões ambientais, de conservação da natureza e observância das leis nacionais e internacionais, pelo ruído que deveria levar à deslocação do Montijo e arredores, e porque (mas como é que ninguém se lembrou de tal?) porque a aviação civil não tem condições de aterragem aí, e embora a hipótese de hidro-aeroporto esteja na calha não há já aviões para ela adaptados.

Alcochete é um erro, igualmente, mas sobre esse não nos vamos detalhar. Já sobre Alverca, invenção de um comentador político, os problemas ambientais são parecidos aos do Montijo, embora aí pudessem aterrar meia dúzia de aviões.

Nenhuma destas alternativas é solução.

 

Cemitério nuclear

Assunto
Energia
Numero
338
Assunto (código)
010_Energia
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Em Cuenca, não!

https://elpais.com/sociedad/2020/02/24/actualidad/1582569608_044936.html

terrenos impróprios (mas haverá próprios!???) e uma oposição eficaz. Iremos rever o filme " A Fuga" que relata um hipotético problema nesse!

Coronavirus

Assunto
Biodiversidade
Numero
338
Assunto (código)
020_Biodiversidade
terça-feira, 25 fevereiro 2020

Por cá há quem lute contra a criação de animais em liberdade....

https://www.theguardian.com/environment/2020/feb/25/coronavirus-closures-reveal-vast-scale-of-chinas-secretive-wildlife-farm-industry

mas aqui está o verdadeiro problema. O pastoreio extensivo é uma ajuda para o equiíibrio dos ecossistemas humanizados.

Poucas, raras notícias coloco aqui sem as ter lido, mas esta aqui deixo, também, para a ler com tempo.

Em diagonal li que é polémica (tem caso português!) e que como quase tudo na agro-pastorícia tem diversos ângulos. Aqui a deixo:

https://www.theguardian.com/environment/2020/feb/25/the-end-of-farming-rewilding-intensive-agriculture-food-safety

 

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