um livro de comboios
Aqui:
pode-se fazer o download.
Comboios, contra a demagogia
andam a enganar-nos:
mas não nos calam!
first we take Manathan and
depois temos que acabar com as low costs!
e depois.... depois... tu,tu,tu.....
Não a mais aeroportos!
Ontem fui ver, com um querido amigo, uma localização, possível e sem demasiados ónus ambientais para um novo aeroporto.
Perto de Bombel, julgo que na freguesia do Poceirão, uma zona já devastada por plantações continuas de eucaliptos, e completamente degradada.
Infraestruturas próximas e um local que é de facto muito melhor que qualquer dos outros considerados, o Montijo desde logo já está afundado e Alcochete é pouco melhor.
Julgo que poderia ser considerado se não tivéssemos já um aeroporto pronto, só necessitando de melhores infraestruturas ferroviárias e outras de apoio, em Beja. Um verdadeiro estudo estratégico deveria integrar todos estes elementos e uma projecção para a diminuição do trafego aéreo.
acabar com eles
e a seguir com os low costs e a seguir reduzir os outros.....
e mais aeroportos, 1 que seja, para quê?
curiosa, curiosa entrevista
esta:
quando eu disse isto:"Espero que o Zepelim solar esteja pronto em três anos e o avião a hidrogénio, talvez em quatro ou cinco anos.", chamaram-me maluco....
mais aeroportos para quê? se estes aterram na vertical! e o aeroporto,novo, seja ele qual seja só estará pronto em 2030 ou 35.....
onde anda a estratégia?
Brincando aos aeroportos
http://signos.blogspot.com/search/label/brincando%20aos%20aeroportos
e ver opinião, a essa faltaram algumas linhas:
....
- Não embarcar, não embarcar mesmo em atordoadas (mesmo quando disfarçadas como sendo contra o Montijo, mas com o rabo de fora) em favor de Alcochete ou na miserável posição que procura ressuscitar a defunta Ota (nem Mao quando escreveu "como Yukong removeu montanhas" se atreveria a tal, pois a Ota teria que ter um monte.... removido, e Mao era só retórica!).
A Pro-Tejo que tem um trabalho notável que partilho não merecia ser sujeita a esta golpada de baixo nível, em relação à qual penso que só houve abuso da sua (nossa) ingenuidade.
A luta contra o Montijo e mais aeroportos em geral é base do nosso munús. E não há nuclear bom!
A Quercus já não tem emenda
até para os que ainda lhe davam algum crédito:
"Quando a Quercus - em nome das organizações ambientalistas que exigiram esta semana a avaliação estratégica do novo aeroporto - considera ambientalmente mais sustentável construir um aeroporto de raiz do que ir gerindo a atual infraestrutura, não há uma base mínima para ninguém se entender. Há algumas décadas anos que não se constrói de raiz nenhum grande aeroporto novo na Europa por causa dos impactos ambientais - à exceção de Berlim que derrapou 10 anos e milhões de milhões de euros. É esta a proposta da Quercus? É de uma total irrealidade no trade-off entre benefício/dívida pública/evolução da aviação."
Acima um excerto da opinião de Daniel Deusdado, com quem tenho tido grandes entendimentos, como se pode ler nas Notícias de ontem.
Erros meus....
Uma organização que muito estimo, que tem um trabalho notável teve uma reunião em zoom, da qual estive isolado por problemas técnicos. Tomou uma decissão (que me passou ao lado) totalmente errada.
Escrevi ao coordenador:
"(....)
Não foi discutido entre nós a questão, sou radicalmente contra a ideia de Alcochete (alguns esquecem mas já lutámos contra o alargamento do aeroporto militar, Campo de Tiro, aí!), e temos alternativas. Diminuir a Portela usando Beja para voos intercontinentais, e Monte Real ou outros (ontem falamos de Tancos, para os low costs), claro que para tal se tem que apostar no comboio e nas ligações com este.
Também criticar o todo avião/turismo que delapida os recursos, alinha com as alterações climáticas, sendo que para lutar contra estas temos que não ter medo de apostar em novos paradigmas (entre os quais os dirigíveis, que aterram na vertical, ou outros de propulsão a hidrogéneo), mais aeroportos são uma desgraça em termos de ocupação dos solos, emissões poluentes, ruído, e claro do clima, associados a uma lógica económica suicidária.
Os aeroportos, o processo da sua construção, em todo o lado, com oposição acerada dos ecologistas, são momentos de grande realização de capitais financeiros e parasitas e estão rodeados de corrupção (de onde pensam que vem o Lava-jacto?).
(...) Os actuais defensores de Alcochete já defenderam acirradamente a OTA, que era um disparate total (tinham que derrubar! um monte e a construção era sobre freáticos...), além de ser, também, Rede Natura.
O Montijo já foi, a Agência Internacional de Aviação civil e os sindicatos de pilotos deram visto negativo e o ambiente todo está contra.
E esta avaliação ambiental estratégica é um fraude porque não considera BEJA, Monte Real, Tancos e a alteração do paradigma. Que estratégia é essa?
Gostaria que antes de embarcarmos nisto pelo menos tivéssemos discutido.....
(...)"
É claro quando se acha que a "Plataforma Cívica Aeroporto BA6-Montijo Não", não é a favor de Alcochete (que também é péssimo em termos ambientais).....nada mais há a dizer.
Brincando aos aeroportos
e aviõezinhos, que em 2035 serão metade, read my leaps, metade ou menos dos actualmente no ar. Ou muito, muito menos.....
e estes estarão em extinção, e podem ir aterrar para o aeroporto do "raio que os parta".