e amanhã aterramos em Júpiter
É tudo ficção cientifica e esbanjamento de recursos. Brincadeiras e contratistas que nos custam os olhos da cara.
Este é outra ficção: https://elpais.com/elpais/2021
que me faz lembrar filmes de terror.
Aviões
É uma discusssão que quando coloquei na vereação da C.M.L. me olharam como alucinado, ao longo desta vida que esteve quase a escoar-se, muitas muitas vezes ouvi -lá está o louco do Eloy.
Pois não tenho dedos para contar os que os tiveram que chupar.....( nunca esquecerei um fervoroso defensor da OTA, hoje defensor de outra coisa qualquer, que até teve o desplante de me insultar, levou um puxão de orelhas de António Corta e saiu humilhado!).
Este está relacionado com aeroportos (todos, todos desnecessários, o que temos ér que mudar o paradigma e alterar os combustíveis, a ocupação e o tráfego aéreo)
Artigo interessante:
https://energypost.eu/aviation-and-shipping-emissions-will-biden-take-on-the-challenge/
ainda recordo risadas quando falei em dirigiveis....
+ obra inútil
esta não é um aeroporto, mas enquadra-se na mesma lógica de mais, mais , mais, sem estabelecer objectivos que tenham que ver com a ruptura necessária dos processos produtivos e do sistema de transportes:
Impensável, Impensável!
que qualquer grupo ecologista, bom qualquer grupo ecologista sério embarque nalgum projecto de defesa de mais um, mais um aeroporto, seja onde seja.
Temos aeroportos mais que suficientes.
1ºTemos que defender, mesmo sem a pandemia a ajudar, menos, muito menos voos, e alteração do paradigma aereo.
2º Temos que ter um plano global, mais ferrovia, e ligação aos aeroportos existentes, Faro, Beja e MonteReal.
3º Temos que integrar a lógica de colocar Beja para os intercontinentais (+ 1 hora a Lisboa de comboio, em 8 a 12 horas!) e MonteReal para os lowcosts e voos europeus de mais de 3 horas) e ir phasing out a Portela, que sou favorável se mantenha como aeroporto de Estado e voos para as ilhas, e numa 1ª fase ainda para a restante Europa (menos de 3 horas de voo)
https://www.lexpress.fr/region/pays-de-la-loire/projet-aeroport-notre-dame-des-landes_1619369.html
agora defender outros, mais um aeroporto, seja em Alcochete, seja em Pegões, seja no alto da Serra da Estrela (aplanava-se, como se enchia o buraco da Ota!) é um rotundo disparate, com mais ou menos Excel a justificar, a solução dentro da caixa.
Isto é política meus caros!
estabelecendo posição!
Não podemos continuar com brincadeiras, de troca por troca, todas contra o ambiente!
Já temos aeroportos suficientes, e tropa a mais.
http://signos.blogspot.com/search/label/brincando%20aos%20aeroportos
este é o caso de Notre Dame des Landes, mas podia ser aqui!
Montijo
Embora não esteja de acordo com a alternativa deste nóvel grupo, ora associação (sou pela alternativa Beja/Monte Real, articulada com uma mini Portela) tem tido um activismo notável na oposição à desastrosa opção Montijo.
https://plataformacivicaba6nao.pt/
Alcochete seria um mal menor!
nem este nem outros....
temos que alterar esta lógica e sistema:
https://theecologist.org/2020/dec/16/heathrow-expansion-far-certain
vamos ver....
Bicicletas
Já contei num livro uma das fúrias do Afonso Cautela, quando numa reunião após 10 mn de pesado silêncio para quebrar o gelo apresentei uma moção de saudação ao bombeiro-ciclista que tinha entrado para o Guiness por ter andado uma semana em torno do Campo Pequeno (não para protestar contra as toiradas!), tenho também estórias, menos dignas, do Salazar do Cicloturismo, que ficam para outra, mas esta é de registo:
https://www.brujulabike.com/po
embora gostasse era de ouvir criticar o inútil TGV de Lx ao Porto (onde estamos há 20 anos a melhorar a linha!) em vez da ligação Lx/Madrid com ligação a Evora/Beja/Sines, mas o J. Sete Minas só pensa no carcanhol e em esburracar.
e não pintam a cara de preto
e apresentam desculpas e expulsam os bandidos que ainda por lá andam?
mas esta já foi...
em vez de....
nesta notícia (nós estamos a fazer tudo ao contrário, a TAP é o novo banco que irá ao fundo do nosso bolso, já roto!)
isto:
"Rather than bailing out the entire airline industry to prevent bankruptcies, consolidation, or long-term shrinkage, government policies should aim to reduce emissions from airplanes to a comparable extent as automobiles."
é o caminho. Noutro dia comentei um paper de uma importante Fundação alemã. A esse faltava isto. É como anunciar o tal crescimento verde....
Se é crescimento.... não é verde... falta muito, e o pensamento continua à temperatura da sua destruição e a aumentar.
Obrigado L.S.