Rio Tinto= Bandidos= Lítio=Hegemonia
Um artigo de estrondo, não porque rebente alguma bomba, mas porque mostra como vivemos distraídos, anestesiados pelos meios de doutrinação, também hipocritamente chamados de comunicação:
https://www.elsaltodiario.com/opinion/serbia-stevan-filipovic-ecoterrorista
e quem é o terrorista? quem é?
Lítio, lítio....
Temos que alterar o paradigma social e económico, e impedir que isto vá para a frente, e se for a céu aberto o crime é muito, muito maior:
e tudo está ligado
Registo de dados
Vendo este até parece que nada disto tem impactes, nem afecta milhares de pessoas, destrói muita biodiversidade, e recursos vitais:
https://www.youtube.com/watch?v=yL6WBvOjzf4
parece que tudo é bonzinho, transição ecológica, negócio verde (porque raio lhe chamam Green Deal e não traduzem?, será porque quando se fala de negócio pensamos logo nas mais valias, nos lucros obscenos, na destruição dos valores naturais?) e bondades várias?
Claro que isto tudo é importante e útil e até nalguns casos com fins sustentáveis, mas.... atenção, coloquem os óculos de protecção, protejam os tímpanos e ponham as bombas de oxigéneo, e não respirem....
Barroso em luta! Portugal em luta! A)
Da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso:
- Em Portugal, o governo e o políticos estão tão ou mais vulneráveis a manipulação do que o resto da população porque não há informação independente e são presas fáceis do lobby da mineração. Lobbying não é regulamentado em Portugal, ao contrário do que se passa no resto da Europa.
- A refinaria: o Ministério do Ambiente usou a "cadeia de valor" como justificação para promover a mineração de lítio em vastas zonas do país. Mas a refinaria não é viável porque as reservas em Portugal não chegam. Somos um país pequeno, o lítio é menos de 1% da rocha e está presente em vários minérios. Isto significa que requer métodos de refinação diferentes, grandes quantidades de rejeitos e grandes áreas para explorar. Em julho de 2019 o CEO da Savannah Resources em entrevista ao Mining Journal,explicou que não era viável. Em Portugal continuou-se a insistir na refinaria mas a GALP e outros só aceitaram fazer parte do projecto se fosse financiada por dinheiros públicos.
- Segue no B)
Barroso em luta! Portugal em luta! B))
- Falaram também em números incríveis de empregos e crescimento económico- nunca se contabilizaram os prejuízos. Usaram um múltiplo absurdo que já foi descredibilizado na Austrália. Queensland minister accused of inflating mining job numbers | Queensland | The Guardian O Australian Bureau of Statistics até diz isto: 5209.0.55.001 - Australian National Accounts: Input-Output Tables - Electronic Publication, Final release 2006-07 tables (abs.gov.au)
- A Comissão Europeia também já foi desafiada quando disse que tinha os padrões mais elevados. No dia 24 de novembro 2021, o Parlamento Europeu adoptou um resolução a que chamou " Uma Estratégia Europeia para as Matérias Primas Essenciais". No paragrafo 24 diz “as fontes primárias e secundárias na UE estão sujeitas aos mais altos padrões ambientais e sociais em todo o mundo”. Os testemunho do Dr. Steven H. Emerman e Dr. Alexandre Dunlap ao Parlamento Europeu em Audição Pública sobre os Impactos Ambientais e Sociais da Mineração na União Europeia no dia 2 de Dezembro 2021, comprovam que esta afirmação não é verdadeira. Ambos usam a Mina do Barroso como exemplo e demonstram que a UE não tem os mais altos padrões internacionais que podem levar a catástrofes ambientais.O video ainda está online no site do Parlamento Europeu aqui e eu junto aqui parte do testemunho dos Professor Steven Emerman em Português. Os testemunhos do Doutor Steven Emerman (9.41) e do Dr. Alexandre Dunlap (10.13) no video.
Proibição de mineria
a céu aberto! Muito gostaria de ver a U.E. que se diz tão avançada em ambiente, ou até só, só o nosso país aprovar uma coisa destas:
mas nem por lá nem por cá.Vamos continuar a morrer com as porcarias que emanam destas actividades ditas industriais mas na realidade mortais.
Venenos!
Pois, eles andam por aí:
https://www.e-a.earth/insights
durante grande parte da minha vida não existiam. Talvez voltem para lá!
O pico da hegemonia
e também da tal ingente:
o pico é um conceito que se tem adaptado, mas haver mais exploração não quer dizer que não estejamos já no declínio, mas o autor é refém da hegemonia e tal tal.
Extractivismio e colonialismo
E deveria acrescentar racismo:
https://boletimsaharalivre.blogspot.com/2024/09/por-detras-de-cada-guerra-de-cada.html
a luta continua.