E hoje, porque segunda não!
Aqui estamos hoje, para vos deixar algumas leituras para o fim de semana prolongado.
Voltaremos na 3ª e desde já vos chamo a atenção para o anexo!
Hoje para compensar
Se bem que recebo comentários que há quem não abra as notícias sequer.
Pois perdem, nem que seja uma aqui e outra acolá... para o ano pensaremos, talvez, outro tipo de envios.
Hoje cheguei no meio da tempestade
e não consegui dar andamento a tantas notícias que nos cairam em cima. O mundo continua a dar passos em frente.
Amanha procuraremos recuperar.
Estamos fora de envios
e me dizem que pausa é bom, permite recuperar leituras (já sabem no sítio têm todas as Notícias desde que adoptámos este modelo).
Pois estou na Universidade de Sevilha a dar uma missa e a assistir a outra 2ª e 3ª e portanto, possívelmente só 4ª ou 5ª voltaremos.
Boas leituras e continuem entre a memória, passada e as ilusões, futuras, no presente.
Outro para pensar
Enquanto vou estruturando a conferência que darei na Universidade de Sevilha na próxima semana (o OIE irá três dias de férias!) vou percorrendo leituras, polémicas, como devem ser para trabalhar os neurónios:
Miguel Amorós é um velho anarquista valenciano, passou por muitas épicas e escreve com o freio nos dentes. Importante ler as suas reflexões, para moldar o pensamento. Concorde-se ou não.
Esta de volta
pois passaram sem dar por isso:
https://obseribericoenergia.pt/index.php/arquivo/arquivo-de-newsletters
é o número 1671 de 17 de Setembro!
os 7 anos do Olho Vivo.
Ora num número redondo é que me lembrei. 7 anos, número bíblico, de vitórias e derrotas e de muita informação a denunciar, a dizer, a esclarecer e a agir.
Votar, talvez
Sou, por filosofia política, crítico dos sistemas de representação e também e fortemente, como artigo recente, do sistema eleitoral autárquico, fonte de clientelismos. Defensor intransigente das liberdades públicas, e dos direitos todos, não me faço representar, pois julgo que esta tem inúmeros defeitos e imperfeições.
Raramente, quase nunca voto a não ser num dos papeis para as autarquias. E nas outras sou um anulador activo ou nem isso, salvo, também, em casos excepcionais.
Irei votar num dos papeis destas e se fora cidadão em Oeiras votaria na coligação independente Evoluir Oeiras e na minha querida Carla Castelo, que apresenta um programa contra a corrupção e baseado em lógicas ambientais e sociais, aliás voto em pessoas, quando voto.
Vou até aqui ao lado e estarei de volta Domingo. Até lá pensem bem.
Redford
pelo que fez:
https://www.repubblica.it/green-and-blue/2025/09/17/news/robert_redford_ambientalista-424852340/
e não fez mais, será recordado.
Novo serviço, gratuito
Damos início a um novo serviço de desmontagem, ou melhor de clarificação e chamada de atenção para o papel dos títulos dos jornais, quase a única coisa para que são hoje feitos.
Iremos basear-nos essencialmente no orgão da hegemonia que mais vende (cerca de 9.000 exemplares por dia) além dos tais títulos.
Aqui, poderá acompanhar:
http://signos.blogspot.com/search/label/hegemonia