Mais aviões
pois acabem com os subsidios, tabelem os preços aos verdadeiros custos e incluam as externalidadeas, criem taxas adequadas e....
https://www.commondreams.org/news/greenpeace-airline-industry
já não precisam de mais aeropoprtos, e ainda têm o de Beja.
estória de comboios
embora com alguma leveza aqui uma boa crónica e com referências bibliográficas de estórias de comboios:
https://www.dn.pt/opiniao/pouca-terra-16431433.html
gosto.
Isto sim,
e não o fait divers deveria ser motivo para lhe pôr os patins .....
mas já não tínhamos ministro da Agricultura e agora, de facto, também ficámos sem o das infra-estruturas (o que ficou é um alma penada!).
continuamos nos ses....
e só com injecções de investimento para o ar, mas na prática uma ferrovia pensada, bem estruturada, que se compatibilize com o ordemamento do território e integre, e até estrure as actividade socio-económicas, que responde aos desideratos sociais e não escavaque cidades e terrenos que não deve, pois nada, muito pouco é feito. Dizem-me que o escavacanço do jardim da Parada se deve à necessidade de aproveitar os PRRs, pois é nesse buraco que estamos metidos, seja o AVE seja o Metro quando não pensados, nem compatibilizados darão desgraça e mais prejuízos ambientais.
Mas sobre essas coisas não há (sabemos que os há!) especialistas nem contra-generais. Ver o anexo!
Pôr o ruido dentro da lei
#Exigimos a efectiva proibição dos voos nocturnos!
Exigimos o escrupuloso cumprimento da Lei Geral do Ruído!
A exposição prolongada e sistemática ao ruído, e sobretudo aos níveis mais elevados, é a causa de um vasto conjunto de doenças, nomeadamente as do foro psicológico, das perturbações do sono e, de um modo mais grave, as do foro oncológico.
Estão por determinar as consequências, sobre dezenas de milhares de cidadãos, da exposição a elevados níveis de ruído naqueles, humanos e animais de companhia ou outros, nas zonas de aproximação dos aviões aos aeroportos.
Ao contrário de muitos outros países, Portugal não tem estudos, concretos e objectivos sobre esses efeitos na saúde das pessoas. Muito menos os custos suportados pelo SNS derivados dessas patologias.
A “tese” de que as pessoas que vivem nas zonas próximas dos aeroportos se habituam ao ruído, além de falsas e falaciosas tendem a desculpar a questões essenciais: o facto de os Aeroportos e em especial o de Lisboa Humberto Delgado ainda se manterem no coração da cidade e o não cumprimento da legislação ambiental e sobre o ruído.
Particularmente grave, por todas as razões, é a persistência da realização de voos em período nocturno. A complacência e passividade face à prática sistemática, e a pretexto de situações excepcionais, por parte da gestora do Aeroporto, a ANA Aeroportos, configura uma escolha que o poder político faz contra os cidadãos e os seus direitos.
Segundo a organização internacional “noiseawrreness.org”, o dia 26 de abril será o Dia Internacional de Consciencialização sobre o Ruído.
Nesse sentido, as associações e organizações abaixo identificadas decidem associar-se a essa declaração.
Pelo Fim Efectivo dos Voos Nocturnos em Lisboa!
Pelo Cumprimento da Lei Geral do Ruído!#
Assinámos e convidamos quem queira assinar a dar-nos conta. A ilegalidade não pode continuar a ensurdecer-nos. Será convocada uma acção de rua de que daremos conta.
Nas linhas....
de comboios....
https://www.razaoautomovel.com
pode ser....
Até os barcos, onde isto vai chegar?
faz lembrar um conhecido poema de Brecht:
primeiro foi a nuclear, depois juntaram-lhe o hidrógeneo a partir dessa, depois o petróleo do Alaska e depois os barcos....
todos ecológicos, todos a fazerem a tábua.....
Jactos privados
e não há ninguém que acabe com eles?
e já viram, tantos actores ou outros famosos e todos dizem que defendem o ambiente e todos com o seu jactozinho.....
isto, também, é intolerável
mais, mais jactos privados? para quê? para quem?
https://www.theguardian.com/environment/2023/jan/26/flying-shame-the-scandalous-rise-of-private-jets
alguns até se produzem como salvadores do planeta!
mais aviões, não
Um texto com interesse (mas com uma falha, sobre o aeroporto de Beja!, lá não há aviões e podia, está longe de tudo!):
https://aterra.info/lisboa-com-os-pes-na-terra/
mas um documento útil para pensar fora da caixa, e sobretudo para evitar mais aerodisparates.